Até que ponto a ansiedade é normal?

A ansiedade é uma emoção de grande valor adaptativo. Ela surge diante do novo, desconhecido, imprevisto, perigo e situações de conflitos. Nos prepara para lidar com esses eventos quando se aproximam. É uma emoção voltada para o futuro.

Se o perigo for real a ansiedade nos prepara para defender-se ou fugir. Se o perigo for percebido ou imaginário a ansiedade faz com que paramos para considerar respostas adequadas. Essa seria a ansiedade normal.

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a apresentar:

Sintomas físicos como: taquicardia, respiração rápida, pressão no peito, tontura, suor, calafrios, náuseas  e rigidez muscular.

Sintomas psicológicos como: medo de perder o controle, de se machucar ou morrer, hiper vigilância do perigo, medo de enlouquecer, da avaliação dos outros, de pensamentos, imagens ou memorias ameaçadoras e dificuldade de raciocinar.

Sintomas comportamentais como: fugas, agitação, congelamento. Sintomas emocionais como: nervoso, tenso, amedrontado, impaciente e frustrado.

A ansiedade libera um hormônio chamado cortisol que é responsável por nos deixar em alerta em situação de emergência, ou seja, isso deveria ocorrer em situações especificas e não a todo instante.

O que está ocorrendo nos dias de hoje é que essa ativação está ocorrendo a todo instante e essa exposição longa ao cortisol causa danos ao cérebro como: problemas de memória, irritabilidade, dificuldade com tomadas de decisão pois os desafios não cessam e fantasias e medos rolam com muita velocidade para tomar decisão rápida e você começa a agir de forma impulsiva.

Um transtorno de ansiedade tende a ser mais exagerado, irrealista, intenso, persistente e generalizado, o que interfere na rotina das pessoas fazendo com que haja queda de produtividade e rendimento, trazendo prejuízos em todas as áreas da sua vida.

O que acaba diferenciando a ansiedade normal da patológica seria a intensidade e a duração desses sintomas descritos.

Caso haja uma identificação com alguns sintomas procure ajuda de um profissional da saúde mental, como psicólogo e psiquiatra.

Daniel Ferreira – CRP 107608