PROGRAMA DE PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL EM HOME OFFICE

A pandemia de COVID19 ainda em curso, acelerou a tendência que já havia de adoção do home office como rotina de trabalho. Porém, a superação desta crise sanitária não representará um retorno ao trabalho presencial. Muitas empresas entregaram espaços, redimensionaram suas estruturas, pois perceberam uma série de vantagens desta modalidade laboral. O legado disto será um aumento exponencial do home office ou, no mínimo, a adoção do sistema híbrido, inclusive como diferencial para atração e retenção de talentos.

Por outro lado, a Google divulgou que neste período, a busca pela expressão “Exaustão Mental” subiu 150%. O Fórum Econômico Mundial, em Davos, colocou pela primeira vez os transtornos psíquicos como uma ameaça à economia global, prevendo que o mundo gastará cerca de 6 trilhões de dólares com doenças emocionais até 2030.

Em boa parte do mundo, estas já são as principais causas de afastamento do trabalho, sendo a depressão, decorrente, sobretudo do estresse, a terceira maior causa de absenteísmo no Brasil, o que exigirá das empresas um olhar especial para este cenário, sob o risco de, pela falta de investimentos em prevenção, amargar sérios prejuízos além de econômicos, de clima organizacional, produtividade entre outros.

Pensando nisto a Clínica Paraíso Paulista, referência em saúde mental na cidade de São Paulo há mais de dez anos, desenvolveu um programa, visando contribuir para que as empresas cuidem da saúde mental dos seus colaboradores.

Estrutura do Programa

O programa está estruturado em seis ações:

1- Diagnóstico de saúde mental na organização a partir da aplicação de versões adaptadas de inventários de depressão, ansiedade e estresse;

2- Palestras de conscientização e rodas de conversa acerca de temas relacionados à saúde mental em home office;

3- Newsletter semanal com pílulas de saúde mental e gerenciamento da inteligência emocional;

4- Sessões guiadas de Mindfulness, com foco no autoconhecimento e qualidade de vida;

5- Orientação psicológica individual para pessoas que se encontrem em situação de alerta;

6- Possibilidade de convênio com a clínica para um pacote de terapia individual.

 

O programa é coordenado por profissionais pesquisadores da USP nas áreas de saúde e educação, envolvendo equipe interdisciplinar da Clínica Paraíso Paulista.

Entre em contato.